Sessão de Relato de Caso


Código

RC022

Área Técnica

Córnea

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: HOSPITAL UNIVERSITARIO BETTINA FERRO DE SOUZA

Autores

  • MARIA ISABEL MUNIZ ZEMERO (Interesse Comercial: NÃO)
  • KELLY CRISTINA COSTA GUEDES NASCIMENTO (Interesse Comercial: NÃO)
  • GLENDA FIGUEIRA GUIMARÃES (Interesse Comercial: NÃO)

Título

CERATOCONJUTIVITE NEONATAL POR HERPES VIRUS EM UM HOSPITAL DE REFERENCIA NA REGIAO NORTE DO BRASIL : RELATO DE CASO

Objetivo

Demonstrar uma afecção rara , descrita em um paciente do sexo masculino , 1 mês e 8 dias de idade , que desde o nascimento apresentou dificuldade de abertura ocular e secreção em olho esquerdo.

Relato do Caso

Paciente do sexo masculino, 1 mês e 8 dias de idade , o qual desde o nascimento apresentou dificuldade de abertura ocular e secreção em olho esquerdo. Durante o exame oftalmológico paciente reagia a luz, teste do reflexo vermelho presente, simétrico e bilateral; ectoscopia olho direito sem alteração e olho esquerdo edemaciado. Biomicroscopia do olho direito: olhos sem alteração e olho esquerdo: hiperemiado e edemaciado, com lesão corneana central, com teste de Fluoresceína positivo em região nasal e superior. Foi solicitado USG de globo ocular esquerdo e realizado tratamento terapêutico com aciclovir pomada oftalmológica 5 X ao dia. A hipótese diagnóstica de ceratoconjuntivite por herpes foi confirmada, tanto pela resposta terapêutica quanto pelo resultado da sorologia positiva para herpes. Após 15 dias de tratamento paciente retorna apresentando melhora do quadro ocular esquerdo com boa resposta ao tratamento proposto.

Conclusão

Os critérios clínicos e sorológicos corroboram com a hipótese diagnóstica de ceratoconjuntivite neonatal herpética , a qual corresponde a 1% das conjuntivites neonatais de acordo com dados epidemiológicos disponíveis na literatura. Entretanto, somente com os dados clínicos não foi possível confirmar o diagnóstico, apesar da boa resposta terapêutica. Sendo assim ,ressalta-se a importância do diagnóstico sorológico, ao complementar os dados do exame clínico e ,assim ,otimizar o tratamento e evitar sequelas corneanas e opticas, as quais gerariam dificuldades e entraves na qualidade de vida do paciente.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

67º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

23 a 26 de Agosto de 2023 | Fortaleza/CE

Política de privacidade

Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2022379801